quarta-feira, 25 de março de 2009

Físico consegue teletransportar um átomo

"Físico consegue teletransportar um átomo" esse é o título que estampa uma das matérias da Folha On-Line. Segundo a reportagem:

"Um grupo de pesquisadores dos EUA anunciou ontem o sucesso de um experimento com teletransporte que, pela primeira vez, conseguiu transmitir matéria entre dois locais.

A técnica já tinha tido sucesso com o teletransporte de luz, mas um estudo na edição de hoje da revista "Science", assinado por físicos da Universidade de Maryland, descreve o teletransporte de um átomo (na verdade um íon, átomo eletricamente carregado) do metal itérbio pelo espaço de um metro: uma distância enorme, em termos quânticos.

[...] A principal perspectiva de aplicação da técnica, porém, não é mesmo o transporte público. O teletransporte de átomos individuais, por enquanto, acena como um modo de armazenar e transmitir informações em computadores quânticos - máquinas com poder de cálculo imenso - que por enquanto só existem mesmo em teoria.

Com o sucesso do experimento, os cientistas já falam agora na possibilidade de criar uma "internet quântica". "


É os caras já adiantaram, a perspectiva de aplicação não é o transporte público... bom só nos resta esperar... quem sabe...

2 comentários:

ICEMAN disse...

Eu tinha visto isso na Folha. O interessante seria saber como eles fizeram essa façanha.
O pior é que o átomo é grande: Itércio se não me engano.

Já pensou: chega de engarrafamento, fretado, ônibus lotado, aquecimento global =) Seria muito bom.

Tem até um filme no qual os mutantes teriam o poder do teletransporte ao invés de superforça ou algo do gênero.
rsrsr

Valew Hellfish

Hellfish disse...

Ptz esse é o meu sonho!

Já pensou? Você acaba de tomar café da manha na SUA CASA, lá em Barnabé do Norte =D, vai pra sala, entra na cabine e... PUF aparece no meio da aula de física, assina a lista e PUF, já na sua casa assistindo Prison Break xD

heauheuaehuaeh

Ai, ai...